Analisando Tiago Splitter: Trabalho, força de vontade e confiança!



O Splitter está mostrando aos poucos seu basquete, se soltando em relação às primeiras temporadas. Se fizer um bom jogo contra Magic, Miami e principalmente Memphis, saberemos que ele está realmente evoluindo ao ponto de se tornar um dos jogadores favoritos da franquia.

No Spurs o que é mais valorizado é a capacidade de trabalho, seguido pela obediência tática. Depois disso vem inteligência, força psicológica e talento. Talento ninguém tem dúvidas de que o Tiago tem. Inteligência eu noto que ele demonstra em muitas ocasiões. Pelas chances que está recebendo do Pop parece que ele está trabalhando muito, e que o coach está satisfeito com ele taticamente.

Além disso, ele está mudando sua forma de jogo pra se adaptar à NBA. O sinal mais claro de mudança é seu aproveitamento nos lances livres, que de forma alguma pode ser creditado à sorte, e sim ao treinamento e aperfeiçoamento de sua mecânica de arremesso. Mas uma evidência mais sutil de sua adaptação é seu jogo contra pivôs físicos. Comecei a notar isso desde o jogo contra o Portland, quando o Spurs virou de forma emocionante. Naquele jogo a entrada do Splitter e do Manu foram decisivas. O papel do Splitter foi manter o Aldridge longe da cesta, onde ele é mais efetivo, e ele fez isso muito bem. Ele foi importante naquela virada e isso se tornou uma constante.

No jogo contra o “fraco” garrafão do Lakers contra Pau Gasol e DH12, o Splitter junto com o Duncan (que começou e terminou a partida) manteve os dois abaixo de sua média de pontos. Quem assistiu o jogo viu que o Tiago dominou o Gasol. E ele ainda teve a bola do jogo ao pegar – e segurar – aquele rebote.

Contra o Knicks o Tiago mais uma vez se comportou bem, atuando com propriedade no ataque. E contra o Denver mais uma vez ele foi bem, apanhando uns rebotes e ajudando o time a ganhar o duelo de rebotes contra o melhor time da Liga nesse quesito.


Depois, contra o Celtics e seu jogo de garrafão físico e irritante, e contra Kevin Garnett (em ótima temporada, diga-se de passagem) o Splitter colocou KG no bolso. Esse jogo foi bom pra demonstrar que ele está se virando muito bem contra pivôs físicos.

Ele tem muito a melhorar no seu jogo, evidentemente. Particularmente eu gostaria que ele fosse mais psicologicamente agressivo, ao estilo Zach Randolph/Kevin Garnett. Uma encarada, uma enterrada na fuça do marcador, um toco que afunda o adversário. Impôr um pouco de respeito. Tá, eu sei que isso não é muito a cara da franquia (pensando em Robinson e Duncan como modelos), mas no caso do Tiago faria bem.

Resumindo: eu acredito que o jogo dele está bem mais lapidado e preparado para a NBA. Está se tornando um jogador mais físico, mas sem deixar de lado a refinada técnica. Encontrou seu lugar no esquema tático do time, suas médias estão subindo (embora médias não sejam o que mais importa aqui). Ele está jogando muito bem nos 4º períodos apertados, se tornando uma ótima alternativa aos já marcados Duncan, Parker, Manu e Green. E acima de tudo, seu jogo se encaixa maravilhosamente bem com o Manu, e está começando a se encaixar ao do Parker também (vejam a queda de produção que o armador teve quando Tiago foi pro banco no jogo contra o Knicks). Ele ainda não será titular porque seu papel – vejam bem, papel, não tem nada a ver com qualidade ou entrosamento – não se encaixa muito com o Timmy, exceto em algumas situações.

Resta saber se ele terá a força psicológica para os duelos mais duros, a coragem pra se impor. A força psicológica vai determinar se ele será confiável nos playoffs quando em uma série em 2-2, num quinto jogo em casa, o adversário passa à frente no final de 3º período.

Substituir o Duncan é uma tarefa ingrata, e eu não creio que seja esse o futuro dele. Provavelmente ele vai fazer o seu próprio caminho, sua própria história na franquia. E quando a terrível hora do Duncan se aposentar chegar, creio que será no Draft que vamos buscar o substituto dele.

Eu acredito e torço muito pelo Splitter.


Texto por: Danilo V. Boas (um fantástico torcedor do Spurs, que possui os melhores comentários que eu já li em relação ao time).


Google Plus

Sobre Niaah

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.