Ranking dos melhores role players defensivos da NBA

Segundo o Pounding The Rock, Splitter obteve
 um bom desempenho. (foto/spurs.com)

A NBA divulgou há algum tempo atrás um ranking com os melhores Big Men defensivos da liga e o site Pounding The Rock organizou as informações de uma maneira interessante, analisando apenas os role players. O foco é a defesa. Geralmente esses jogadores marcam seus adversários de forma eficiente, porém na hora de atacar eles não conseguem tantos tiros quanto os jogadores mais talentosos ofensivamente e de certa forma, isso não é um problema. 

Para classificá-los pela capacidade defensiva é preciso analisar algumas coisas como: Rebotes ofensivos, o diferencial ofensivo e defensivo da equipe com o jogador dentro de quadra e fora, percentual de eficiência do jogador em arremessos e também lances livres.

Percentual de arremessos ajuda a ver o quanto o jogador colaborou com a equipe ofensivamente em relação a sua contribuição defensiva, porcentagem de rebotes ofensivos mostra se conseguiu dar a sua equipe posses de bola extras. O diferencial ofensivo e defensivo da equipe com ou sem o jogador na quadra, mostra o quão frágil ficou o time dentro de quadra sem determinado jogador, e o percentual de lances livres serve pra destacar os Big Men na linha de lance livre, afinal de contas, muitos deles tem dificuldades no fundamento.

O ranking foi organizado por pontos de 15 até 0,5 pontos, onde o primeiro tem 15 (ótima eficiência no quesito analisado) e o último tem 0,5 (eficiência ruim no quesito analisado).

Só os 30 primeiros de cada quesito receberam pontos. Tiago aparece em 14º na lista de “Diferencial ofensivo da equipe com ou sem o jogador na quadra”, com 8,5 pontos e o diferencial foi de 0,9. Na lista de “Percentual de rebotes ofensivos” aparece em 22º com 4,5 pontos. Na lista de “Percentual de arremessos de quadra”, Splitter aparece em 6º com 12,5 pontos e na lista de “Tentativas de lances livres ” Splitter ficou na 2ª colocação com 14,5 pontos. Veja a lista completa aqui e aqui.

Analisando os “Rebotes defensivos” Tiago ficou 15º lugar com 8 pontos e no “Diferencial defensivo da equipe com ou sem o jogador na quadra” também ficou em 15º com 8 pontos e o diferencial foi 1. Veja.

Após a somatória dos números totais dos pontos analisados e alguns outros adicionais, saiu o resultado geral onde Tiago Splitter ficou em 6º lugar no ranking ofensivo, com um total de 40 pontos (lembrando que  esse "ofensivo" tem a ver principalmente, com o pivô e/ou ala-pivô atrapalhar ataques adversários e converter seus lances livres). 
No ranking defensivo, Tiago também ficou em 6º com 82 pontos. Confira o resultado final da parte ofensiva e defensiva.

Como mencionado, foram feitos alguns rankings adicionais, como por exemplo, na lista de jogadores que melhor protegeu o aro, Splitter aparece em 6º lugar com 21,5 pontos.

Para ver a matéria original completa e todos os pontos analisados clique aqui (em inglês). 


Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.