A temporada de Tiago Splitter em números, palavras e fatos.

De reserva a titular, de “só mais um” para fundamental. (reprodução/nba.com)


O Spurs selecionou Tiago Splitter no Draft de 2007, já fazem seis anos desde esta escolha e mesmo com todo o potencial de Splitter, ao chegar na NBA ele enfrentou muitas dificuldades. Primeiro, para se adaptar na liga e segundo, para conquistar um lugar no time de Gregg Popovich.

Nesses três anos de San Antonio Spurs, poucos acreditaram que o pivô poderia conquistar seu espaço. Tiago treinou, batalhou e teve força de vontade, coisa que é muito valorizada no Spurs, e com isso se tornou titular da equipe.
Agora na sua terceira temporada, Splitter vem mostrando o quão fundamental é no esquema de Popovich, fazendo coisas que não podem ser encontradas no box score.

O site Hardwood Paroxysm diz que Tiago Splitter é um herói não reconhecido, afirmando que mesmo que muitos não valorizem o trabalho duro do brasileiro, ele é um dos motivos pelos quais o San Antonio Spurs está de volta a uma final de NBA depois de seis anos.  

Em relação ao seu jogo, Tiago é um dos jogadores que mais domina pick and roll na liga, fazendo essa jogada junto com Tony Parker e Manu Ginobili. Para se ter uma ideia, segundo o My Synergy Sports ele está em 11º na lista geral dos jogadores que executam o pick and roll na NBA, além disso, ele apresentou um percentual de 60% em seus arremessos de quadra. E mesmo jogando grande parte do tempo ao lado de Tim Duncan, ele conseguiu 15,3% nas taxas de rebotes.
Tiago é um defensor de poste baixo fantástico, aliás, ele faz um trabalho defensivo muito bom no Spurs, o que contribuiu muito para que Tim Duncan tivesse esse outro auge na carreira com 37 anos de idade. Como o Popovich mesmo disse, Tiago ajuda demais o Duncan.

Segundo o site de estatísticas da NBA, Tiago foi o terceiro maior pontuador do San Antonio Spurs na temporada regular juntamente com Danny Green, ambos fizeram 838 pontos, ficando atrás de Tim Duncan (1227) e Tony Parker (1341). Tiago foi o quarto jogador que mais roubou bola na equipe, ficando na frente de Tony Parker e até mesmo Tim Duncan. Foram 63 roubadas de bola, na sua frente ficaram Manu Ginobili (80), Danny Green (92) e Kawhi Leonard (97). Além disso, foi o segundo jogador que mais deu block, foram 64 no total, em primeiro lugar ficou Tim Duncan com o número fenomenal de 183 tocos na temporada regular.

Durante os playoffs, Tiago tem feito maravilhas na defesa. Contra o Lakers estava se destacando e sendo o defensor principal ao marcar Dwight Howard (às vezes Pau Gasol), mas a lesão que teve no tornozelo durante o jogo 3 atrapalhou o trabalho que vinha fazendo.
Contra o Warriors, ainda meio baleado, Tiago produziu menos, mas nos dois últimos jogos da série quando já estava praticamente recuperado, pode ajudar a equipe a conter o pick and roll do time de Klay Thompson e Stephen Curry.
Contra o Grizzlies, Tiago definitivamente fez a festa do torcedor. Usando seu jogo contra um dos melhores garrafões da liga e sendo a força defensiva que o Spurs precisava para vencer os jogos.

Segundo o Pounding The Rock, a maior virtude de Tiago é a paciência, a mesma que ele teve para esperar uma chance no time e que hoje ele utiliza dentro de quadra. Você pode perceber que ele sempre lê a jogada ofensiva do adversário e se move com convicção quando percebe para onde o rival está indo. Ele não vê nenhum problema em correr pela quadra a noite toda até encontrar a chance perfeita para fazer seu pick and roll. E se precisar ficar para trás e forçar sua marcação para abrir espaço para o armador, ele faz isso. Tiago não precisa de gratificação instantânea. O Pounding The Rock também diz que Splitter usa essa mesma paciência dentro de quadra, quando alguns “oficiais” o chamam de bobo ou dizem que ele sofre faltas bestas por ser fraco, apenas por ele ser um jogador estrangeiro dentro de quadra. Pode ser difícil de acreditar, mas jogadores estrangeiros sofrem até conseguirem respeito dentro da liga americana.

Apesar de tudo, a dupla formada por ele e Duncan, já recebeu apelidos como “novas torres gêmeas" e embora essa dupla não possa ser comparada com a formada por David Robinson e Tim Duncan, o camisa 22 tem sido o melhor parceiro de garrafão para Duncan nos últimos anos, pelo menos desde Fabricio Oberto, que fazia parceria com Duncan em 2007, ano do último título do Spurs. Oberto disse ao Bala na Cesta, que o caminho de Splitter foi o mesmo percorrido por ele.

“Se tiver paciência ele vai vencer. Popovich é chato, vai mudar o jogo dele, mas se tiver sangue frio vai longe. Comigo foi assim: primeiro ano só treino, no segundo quadra e no terceiro eu era titular” contou.

Oberto deixou o Spurs após o título de 2007, Tiago foi draftado nesse mesmo ano, chegou à liga em 2010 e Popovich repetiu com ele a mesma coisa. Se a profecia estiver certa, essa é apenas a última peça de uma evidência que se confirma.
Splitter se tornou o jogador que o Spurs precisava, o jogador que todos aqueles que sempre acreditaram no pivô sabiam que ele poderia ser. 
Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.